Segurança | Eu Sou Digital Cibersegurança para a População Sénior

Fotos: Francisco Melim | Texto: Catarina Peixoto

NUMA SESSÃO DE FORMAÇÃO E PARTILHA, 40 AGENTES DA PSP – MENTORES – ENSINARAM 50 IDOSOS A DAR OS PRIMEIROS PASSOS NA INTERNET, A LIDAR COM OS DESAFIOS DA MESMA E A UTILIZAR AS NOVAS TECNOLOGIAS

No dia 5 de fevereiro o Auditório Adácio Pestana recebeu uma sessão de mentoria de capacitação digital com a Equipa do Programa EUSOUDIGITAL. Esta formação, concebida para ajudar idosos que possam ter dificuldades em lidar com as novas tecnologias, proporcionou agradáveis momentos de partilha e conselhos sobre a utilização da internet.
Na sessão de cibersegurança foram trabalhados os perigos da internet e ensinadas estratégias para ultrapassar dificuldades, de forma a que a população sénior entenda as novas tecnologias e não fique para trás.
Maria Dantier, Comissário da PSP, elucidou todos os presentes sobre o plano da formação, para que ninguém ficasse com dúvidas.
Com muita clareza, explicou que o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP nomeou cerca de 40 polícias do Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade (MIPP), Mentores do Programa EUSOUDIGITAL, para trabalharam em conjunto com os 50 idosos da Freguesia de Campolide que estiveram presentes.

O programa EUSOUDIGITAL disponibilizou o apoio logístico, nomeadamente o fornecimento de tablets e ligação à internet, assim como uma equipa de
apoio. Disponível, Maria Dantier garantiu ainda que os “anjos de azul” estariam ali para ajudar em tudo o que fosse necessário.
A Dr.ª Elisabete Macieira, Coordenadora Geral do Programa EUSOUDIGITAL agradeceu ao Presidente Miguel Belo Marques ter recebido esta iniciativa nas instalações da Junta de Freguesia e prontificou-se para fazer da sessão um grande dia para todos os seniores presentes.
Durante as duas horas que durou a formação, alguns dos idosos aprenderam a utilizar a internet pela primeira vez, enquanto outros consolidaram os conhecimentos que já tinham. A sessão com este programa que ensina a dar os primeiros passos na internet, decorreu ao ritmo e à velocidade dos alunos, que não deixaram de colocar questões e dúvidas, muitas!
Segundo as palavras da Dr.ª Elisabete Macieira, a PSP e o Programa EUSOUDIGITAL formam esta profícua parceria há cerca de três anos, “na qual tem sido feito um trabalho fantástico junto da população mais sénior”.

Esta é uma população mais vulnerável em termos de utilização da internet se referirmos, por exemplo, a quantidade de burlas informáticas de que a
mesma é alvo. Segundo o Sr. Comandante Subcomissário Tiago Cordeiro surgem, na sua esquadra, “muitas burlas informáticas que abrangem a população mais idosa”. Garantindo que, enquanto Comandante da esquadra,
os idosos nunca são esquecidos e que “estamos cá para vos servir”, sensibilizou os presentes para esta questão e apelou aos idosos para aproveitarem para questionar tudo o precisassem e que aprendessem com
atenção. O Presidente Miguel Belo Marques agradeceu a todo os elementos presentes da PSP e aos idosos que responderam ao convite, demonstrando “que temos uma população sénior muito ativa e muito interessada e que procura cada vez mais o conhecimento, para estar mais bem preparada
para os desafios que enfrenta no dia a dia”. Miguel Belo Marques referiu ainda que, hoje em dia, as questões informáticas e da internet estão presentes em todos os momentos da nossa vida e do nosso dia a dia, por isso, “quanto mais bem preparados os idosos estiverem para lidarem com elas e para se defenderem das ameaças que daí advêm, mais preparados estão para viver”. Foi, desta forma, um agradável momento de formação e partilha, que se posicionou como um contributo para uma sociedade mais segura e mais protegida.

Reportagens

A Loja Onde Vou | Gracie Barra Jiu-Jitsu Brasileiro

ABERTA DE SEGUNDA A SEXTA, COM TURMAS REGULARES, A ESCOLA GRACIE BARRA CAMPOLIDE ENSINA DESDE CRIANÇAS A ADULTOS, NUM AMBIENTE FAMILIAR, ONDE OS ALUNOS PODEM PRATICAR SEM LIMITE DE IDADE, DESDE QUE TENHAM CONDIÇÕES FISICAS E MOTORAS PARA  MODALIDADE.