Procurar
Close this search box.

A Loja Onde Vou | Gracie Barra Jiu-Jitsu Brasileiro

Fotos: Francisco Melim | Texto: Catarina Peixoto

ABERTA DE SEGUNDA A SEXTA, COM TURMAS REGULARES, A ESCOLA GRACIE BARRA CAMPOLIDE ENSINA DESDE CRIANÇAS A ADULTOS, NUM AMBIENTE FAMILIAR, ONDE OS ALUNOS PODEM PRATICAR SEM LIMITE DE IDADE, DESDE QUE TENHAM CONDIÇÕES FISICAS E MOTORAS PARA  MODALIDADE.

Quase a meio da Rua de Campolide podemos encontrar a escola de Jiu-Jitsu e defesa pessoal Gracie Barra Campolide.
A funcionar há cinco anos, conta com quatro professores faixa preta que se dedicam a ensinar e a treinar os alunos, divididos por turmas conforme o grau de aprendizagem e a idade.
Um dos professores está dedicado às crianças, outro à turma de JB1 (iniciantes) e os outros dois aos alunos das aulas mais avançadas (JB2 e JB3). Elias Passos, o professor que está à frente da escola há três anos, conta-nos que o Jiu-Jitsu brasileiro é uma arte marcial que acaba por ser uma filosofia de vida. Traz aos seus praticantes benefícios tanto de saúde como de estímulo do autocontrolo, autodomínio, autoestima, respeito pelo próximo e confiança em si mesmo.

O Jiu-Jitsu “é um desporto onde se trabalha muito o ego, o eu” e que proporciona uma disciplina e uma doutrina que transborda para o quotidiano
e que ensina, no dia a dia, “a recuar e a aprender a ouvir”, inclusive a ouvir
não. Segundo Elias, que pratica a modalidade desde 2010, o Jiu-Jitsu ensina
a parar, a olhar, a respirar e a avaliar que está correto. Os praticantes aprendem ainda a ceder e a perder e também que, em situações difíceis da
vida, tal como neste desporto, é possível trabalhar para melhorar e encontrar
saída e evolução.
Historicamente, o Jiu-Jitsu vem do Judo, outra arte marcial, mas a parte que é praticada são as técnicas de chão, ou ne waza. O que diferencia esta arte marcial das outras é que, como desporto de contacto, ela não utiliza golpes de impacto, como socos, pontapés ou joelhadas. O seu foco está na imobilização do oponente através do emprego da própria força e, quando possível, da força do adversário, com recurso a torsões, alavancas, chaves, estrangulamentos e pressões que imobilizam o oponente, vencendo-o através da técnica e fazendo com que ele desista de continuar a luta.

A escola Gracie Barra foi fundada em 1986 pelo Mestre Carlos Gracie Jr.,
no Brasil. A sua metodologia de ensino engloba um conjunto de técnicas, ferramentas e procedimentos de ensino padronizados e iguais em todas as escolas, que evoluem de forma simultânea e paralela. Desta forma, os instrutores estão capacitados para ensinar Jiu-Jitsu em qualquer escola,
estimulando um Jiu-Jitsu para Todos, ou seja, acessível a qualquer pessoa
que queira aprender esta arte marcial. Elias conta-nos que o foco da sua escola não é a competição. Embora seja frequentada também por atletas
competidores, o seu foco real está no ensino das crianças e dos iniciantes,
assim como em trazer qualidade de vida às pessoas. “Tal como o Jiu-Jitsu
mudou a minha vida, também tem mudado a vida de muitas pessoas.” A escola, umas das dezenas de escolas Gracie Barra já existentes em Portugal,
tem atualmente cerca de vinte crianças a frequentar as aulas, metade das
quais foram competir no Campeonato Nacional e de onde saíram com distinção e direito a medalhas. Para aqueles que se propõem a competir, a escola também lhes dá preparação ampla para as competições.

Na Gracie Barra Campolide é estimulado um ambiente familiar, onde
qualquer aluno pode levar os seus familiares e amigos para assistir às aulas
no dojo e sem que eles se sintam mal ou constrangidos. A escola funciona
das 7h até às 21h, nos dias de semana, com turmas regulares. Ao sábado está aberta para open mat, um tatami aberto, onde tanto são recebidos os alunos da casa, como de fora, de outras escolas.
Também é praticada a modalidade No Gi, ou seja, sem kimono. Se ficou com curiosidade sobre esta modalidade e cativado pelos vários benefícios que esta “arte suave” de origens remotas propõe, visite a escola e experimente uma aula. Quem sabe não dá por si com um kimono vestido a praticar regularmente no tatami.
Venha daí!

R. de Campolide, 133b
2ª a 6ª: 7h00 às 21h00
Sábado: 11h00 às 14h00
Encerra aos domingos
Telefone: 937443787

Reportagens

A Loja Onde Vou | Gracie Barra Jiu-Jitsu Brasileiro

ABERTA DE SEGUNDA A SEXTA, COM TURMAS REGULARES, A ESCOLA GRACIE BARRA CAMPOLIDE ENSINA DESDE CRIANÇAS A ADULTOS, NUM AMBIENTE FAMILIAR, ONDE OS ALUNOS PODEM PRATICAR SEM LIMITE DE IDADE, DESDE QUE TENHAM CONDIÇÕES FISICAS E MOTORAS PARA  MODALIDADE.

Ler Mais »
Skip to content