Comissão Social de Freguesia | Unindo Esforços Para Uma Campolide Melhor

A COMISSÃO SOCIAL DE FREGUESIA DE CAMPOLIDE É UMA INICIATIVA QUE VISA UNIR ESFORÇOS ENTRE A JUNTA DE FREGUESIA E ENTIDADES LOCAIS PARA ENFRENTAR DESAFIOS SOCIAIS E DESENVGOLVER SOLUÇÕES EFICAZES PARA A COMUNIDADE.

No dia 4 de março foi realizada a primeira Sessão Plenária da Comissão Social de Freguesia de Campolide, marcando o regresso desta importante instância de diálogo e ação. Após alguns anos sem se reunir, retoma com o atual Executivo o seu papel essencial na identificação de problemas e busca de soluções para a comunidade.
O encontro teve como objetivo principal unir esforços entre a Junta de Freguesia de Campolide e as entidades locais para enfrentar desafios sociais.
Identificar problemas, encontrar soluções e otimizar respostas foram as metas destacadas, com o apoio e aconselhamento de todas as partes envolvidas.

A Comissão estabeleceu como objetivos combater a pobreza e a exclusão social, promovendo a sua inclusão e coesão, avaliar os problemas sociais existentes e as necessidades para a sua resolução, contribuir para a definição de prioridades de intervenção em matéria social e promover a efetiva participação da sociedade civil e das entidades públicas e privadas na dinâmica da freguesia. Definiu ainda a vontade de incentivar redes de apoio que contribuam para a cobertura da freguesia em serviços e equipamentos sociais e de promover a concretização dos princípios e objetivos do Programa de Rede Social.

ATUAÇÃO TRANVERSAL E PARTICIPATIVA

Reconhecendo que muitas questões ultrapassam os limites da ação social, sendo transversais a todas as áreas de intervenção da freguesia, o Presidente da Junta de Freguesia, Miguel Belo Marques compareceu à sessão, juntamente com o Tesoureiro Bruno Louro, a Secretária Cândida Madeira e a Vogal Cátia Costa, reunindo com representantes das forças policiais, associações de moradores, entidades públicas e privadas, associações de cariz social, escolas, e outros departamentos da Junta, permitindo uma análise abrangente e participativa.
O encontro, onde foram debatidos os desafios e as potencialidades sociais da freguesia, foi moderado por Inês Caldas, Coordenadora do Departamento de Proximidade ao Vizinho, e por Raquel Silva, Coordenadora do Departamento de Ação Social.

GRUPOS DE TRABALHO E NÚCLEO EXECUTIVO

Durante a reunião, os parceiros foram divididos em grupos de trabalho focados em Habitação, Espaço Público, Idosos e Jovens, visando abordar questões específicas de forma mais eficaz. Além disso, um Núcleo Executivo foi eleito para colaborar diretamente com a Junta de Freguesia na organização de futuras reuniões e monitorização dos grupos de trabalho, facilitando a comunicação e articulação entre os projetos em andamento.
Miguel Belo Marques ressaltou a importância de reunir diversas entidades para abordar as questões de maneira mais abrangente e eficaz, buscando soluções inovadoras e adequadas para os desafios identificados.
Neste âmbito, a participação ativa de todos os envolvidos é fundamental para alcançar resultados positivos e duradouros.

A Comissão Social de Freguesia reunir-se-á mensalmente, mantendo um compromisso contínuo com a resolução de problemas, a antecipação de obstáculos futuros e o desenvolvimento de projetos em parceria que
beneficiem a comunidade local. O objetivo é não apenas resolver questões imediatas, mas também identificar e prevenir potenciais problemas no futuro, promovendo o bem-estar e a coesão social em Campolide.

A Loja Onde Vou | Gracie Barra Jiu-Jitsu Brasileiro

ABERTA DE SEGUNDA A SEXTA, COM TURMAS REGULARES, A ESCOLA GRACIE BARRA CAMPOLIDE ENSINA DESDE CRIANÇAS A ADULTOS, NUM AMBIENTE FAMILIAR, ONDE OS ALUNOS PODEM PRATICAR SEM LIMITE DE IDADE, DESDE QUE TENHAM CONDIÇÕES FISICAS E MOTORAS PARA  MODALIDADE.