SEGURANÇA | Inscrição e Distribuição de Pulseira de Identificação

NOVA EDIÇÃO DO PROGRAMA DA PSP, QUE É DIRIGIDO A PESSOAS QUE, EM FUNÇÃO DA IDADE OU DE PATOLOGIA, POSSAM FICAR DESORIENTADAS OU INCONSCIENTES NA VIA PÚBLICA

No dia 22 de abril o Auditório Adácio Pestana encheu-se de interessados em mais uma iniciativa do programa “Estou Aqui Adultos!”, desenvolvido pela Polícia de Segurança Pública (PSP). No âmbito da missão deste organismo e de acordo com a sua visão, a PSP tem vindo a identificar a necessidade de garantir a segurança de adultos que, pelas mais variadas razões, em função da idade ou de patologia, possam sofrer alguma desorientação, ainda que momentaneamente, na via pública. Em colaboração com a Junta de Freguesia de Campolide e na presença do Presidente Miguel Belo Marques, da Vogal Cátia Costa e de vários membros do Departamento de Ação Social, o Agente Principal Mestre e a Agente Principal Vieira, agentes de proximidade da PSP, explicaram aos presentes como as pulseiras “Estou Aqui Adultos!” podem ajudar a garantir a segurança dos seus portadores, através da sua identificação e do contacto célere com os familiares ou os conhecidos previamente indicados.

seguir às explicações tiveram início as inscrições dos interessados em suporte informático, um a um, com calma e tranquilidade, junto dos dois agentes e dos membros do Departamento de Ação Social. No final de cada inscrição foi feita a entrega das pulseiras individuais e a sua respetiva colocação. De ressalvar que estas pulseiras, distribuídas gratuitamente, não possuem localizador GPS ou qualquer outro sistema de localização e não são um dispositivo de emergência médica. Cada pulseira “Estou Aqui Adultos!” é pessoal e intransmissível, constituída por uma fita de tecido em cor mate e por uma chapa metálica com um código alfanumérico e a inscrição “Call/Ligue 112”.

Saiba que, se, por sua iniciativa, pretender aderir a este programa, poderá fazê-lo através do site https://estouaquiadultos.mai.gov.pt, onde o pedido pode ser feito pelo próprio utilizador ou por um terceiro. Após esta inscrição prévia, deverá deslocar-se à esquadra que escolher e fazer o levantamento da pulseira com a sua identificação, assim como a sua validação. Cada pulseira tem a longevidade de dois anos, período ao fim do qual deverá ser renovada, fazendo um novo registo e levantando uma nova pulseira.

Foi, desta forma, mais uma importante iniciativa de proteção e segurança dos nossos vizinhos mais vulneráveis, onde a Junta de Freguesia de Campolide colaborou com as forças policiais num esforço conjunto e honrando o seu compromisso de garantir a segurança de quem mais precisa.

GENTE NOSSA | Constantino Vidal Memórias do Bairro da Liberdade

A CASA ONDE NASCEU É AGORA UM HOSTEL, FRUTO DO DESPOVOAMENTO DO BAIRRO DA LIBERDADE, MAS AS MEMÓRIAS QUE GUARDA CONSIGO TRANSPORTAM-NOS PARA UM BAIRRO VIVO E VIBRANTE, QUE GUARDA NO CORAÇÃO. HOJE É ALUNO DA UNIVERSIDADE SÉNIOR E MANTÉM-SE ATIVO E PARTICIPATIVO NA FREGUESIA, COM UMA DILIGÊNCIA QUE SEMPRE O CARACTERIZOU.