MEIO AMBIENTE | Consumo Sustentável de Água da Torneira, Valor e Sustentabilidade

A PALESTRA DA EPAL TROUXE VÁRIAS INFORMAÇÕES SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DA ÁGUA EM PORTUGAL, HÁBITOS DE CONSUMO, MEDIDAS DE POUPANÇA E A IMPORTÂNCIA DE BEBER ÁGUA AO LONGO DO DIA, AO MESMO TEMPO QUE SE REDUZ A PEGADA ECOLÓGICA.

Foi com muita atenção que uma plateia bem composta se sentou para ouvir as duas representantes da EPAL que estiveram presentes no Auditório Adácio Pestana, no dia 22 de abril, para celebrar o Dia Mundial da Terra. Na presença de Miguel Belo Marques, Presidente da Junta de Freguesia de Campolide, e Cátia Costa, Vogal responsável pelos pelouros de Bem-Estar Animal e Defesa do Meio Ambiente, Diana Constant e Carla Silva abordaram o tema do consumo sustentável de água da torneira, assim como o importante Valor da Água. Segundo Cátia Costa, o tema abordado é de suma importância. “Estamos a fazer esta palestra juntamente com a EPAL para mostrar a importância da água no nosso planeta, formas de poupança e de podermos utilizar a água para fazer coisas deliciosas.”

A sessão começou por elucidar todos os presentes sobre a excelente qualidade da água que a EPAL providencia, com origens bem preservadas e caraterísticas muito prístinas. Segundo Diana Constant, a água fornecida pela EPAL é considerada macia ou de dureza média, sem uma presença muito forte de sais de cálcio ou de sódio, o que a torna muito equilibrada e passível de ser bebida com toda a tranquilidade. A EPAL faz um controle rigorosíssimo e diário da água captada, desde que sai da estação de tratamento até que chega às torneiras das nossas casas, usando um desinfetante que permite garantir a sua qualidade microbiológica, o cloro. É um privilégio e “acaba por ser extremamente gratificante, porque podemos abrir e beber com toda a segurança, o que não acontece em todos os países, infelizmente.”

Em Portugal, 99% da população tem abastecimento de água, o que é um fator excelente. No entanto, a nível de padrões de consumo sustentáveis, existem vários eco-gestos que podemos adotar. Sendo a água um bem essencial à vida, é importante termos consciência de que não é ilimitado.
O planeta está a passar a pior seca dos últimos quinhentos anos, com temperaturas a bater recordes, e também Portugal enfrenta uma situação
de seca severa. É urgente poupar e reutilizar muito mais. Carla Silva trouxe várias dicas para a poupança de água da torneira e convidou os presentes a participarem num quiz.

Enumerou várias medidas, como optar por duches rápidos de 5 minutos e desligar a água enquanto nos ensaboamos, verificar
sempre se as torneiras ficaram fechadas, fechar a torneira enquanto lavamos os dentes, ajustar o autoclismo para o volume de descarga mínimo,
lavar a loiça e a roupa só com as máquinas completas e escolher eletrodomésticos com menor consumo de água, instalar redutores de caudal
nas torneiras ou reutilizar a água de lavagem dos legumes e da fruta para
regar as plantas de interior, entre outras. Também foi referido o gasto de
água através do consumo indireto, demonstrando o quanto custa em
água a produção de alimentos, papel, roupa e equipamentos que usamos
todos os dias.

No final, tendo em conta que a hidratação é fundamental para o nosso bem-estar, as duas representantes da EPAL partilharam várias sugestões para o consumo diário de água da torneira através de águas aromatizadas, tisanas, blends, sopas frias e picolés. Foram dadas a provar algumas das receitas dessas águas aromatizadas, que agradaram a todos. Não fique indiferente. Reduza a sua pegada hídrica e adote gestos eco sustentáveis. A Junta de Freguesia de Campolide adere ao Consumo Sustentável de Água da Torneira!

GENTE NOSSA | Constantino Vidal Memórias do Bairro da Liberdade

A CASA ONDE NASCEU É AGORA UM HOSTEL, FRUTO DO DESPOVOAMENTO DO BAIRRO DA LIBERDADE, MAS AS MEMÓRIAS QUE GUARDA CONSIGO TRANSPORTAM-NOS PARA UM BAIRRO VIVO E VIBRANTE, QUE GUARDA NO CORAÇÃO. HOJE É ALUNO DA UNIVERSIDADE SÉNIOR E MANTÉM-SE ATIVO E PARTICIPATIVO NA FREGUESIA, COM UMA DILIGÊNCIA QUE SEMPRE O CARACTERIZOU.