AÇÃO SOCIAL | Universidade Sénior De Campolide Renovação e Partilha no Início do 3º Período

Fotos: Francisco Melim | Texto: Catarina Peixoto

A UNIVERSIDADE SÉNIOR DA JUNTA DE FREGUESIA DE CAMPOLIDE RETOMOU AS SUAS AULAS REGULARES, DANDO INÍCIO AO 3.º PERÍODO LETIVO, MOSTRANDO, MAIS UMA VEZ, A VITALIDADE DOS SEUS SENIORES.

Com a presença de alunos novos nas várias turmas, o recomeço das aulas regulares na Universidade Sénior deu-se na companhia do Presidente da Junta de Freguesia, Miguel Belo Marques, que fez questão de estar presente na aula de Motricidade, lecionada pelo professor Rui Matos.

INCLUSÃO E
DIVERSIDADE

As várias disciplinas da Universidade Sénior, quatorze ao todo, contam com vinte e três novos alunos, na sua maioria da freguesia, mas também outros que não são recenseados, das freguesias de Campo de Ourique, Avenidas Novas e Ajuda. Reforçando a importância do envelhecimento ativo, Miguel Belo Marques fez questão de agradecer aos alunos residentes e dar as boas vindas aos estreantes, recordando que a Universidade Sénior é um projeto muito importante e especial para a freguesia, com um impacto muito positivo na vida dos campolidenses. “Há pessoas que aqui chegam a cair em situações de algum isolamento ou de alguma tristeza e que conseguem criar uma nova rede de amigos. É uma amizade que se gera aqui nas aulas, mas que vai muito para além das aulas.” O Presidente frisou ainda como a convivência e a confiança que se estabelecem são fundamentais para o bem-estar emocional dos idosos da freguesia, para além da importância do estímulo da mobilidade, da participação e da manutenção da agilidade mental, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população sénior. “Isso, para nós, é absolutamente fundamental.”

CRIANDO AMIZADES E
COMBATENDO A SOLIDÃO

Tomemos como exemplo o caso de uma das novas alunas, Teresa Neto, que se inscreveu no início do ano e que é recenseada na freguesia das Avenidas Novas, mas que ficou muito contente por poder participar nas aulas em Campolide, das quais ficou a saber através de uma pessoa amiga da sua freguesia e que também já frequentou a Universidade Sénior de Campolide. “Fiquei muito feliz, porque estava numa fase muito má da minha vida. Tinha ficado viúva há pouco tempo e isto, para mim, é uma terapia.” No caso de Albertina, campolidense que se estreou no arranque deste terceiro período, o gosto pelos exercícios foi evidente e gerador de enorme satisfação. “Senti-me bem. Foi algo que eu já tinha pensado há muito tempo, desde que fiquei reformada. Preciso de me mexer, porque tenho várias patologias… Preciso de me mexer, mesmo.” Miguel Belo Marques agradeceu a todos pela confiança que evidenciam demonstrar na Junta de Freguesia, em si e no executivo, agraciando em particular o Departamento de Ação Social “e o trabalho incansável que têm”, laborando todos os dias no sentido de criar as melhores condições possíveis para a decorrência das aulas. O Presidente quis ainda reconhecer a dedicação de todos os professores da Universidade Sénior, que dão o seu melhor no contributo para o envelhecimento ativo dos seus alunos, num esforço para melhorar a sua qualidade de vida e nunca baixando os braços na luta contra a solidão e o isolamento.

Reportagens

GENTE NOSSA | Constantino Vidal Memórias do Bairro da Liberdade

A CASA ONDE NASCEU É AGORA UM HOSTEL, FRUTO DO DESPOVOAMENTO DO BAIRRO DA LIBERDADE, MAS AS MEMÓRIAS QUE GUARDA CONSIGO TRANSPORTAM-NOS PARA UM BAIRRO VIVO E VIBRANTE, QUE GUARDA NO CORAÇÃO. HOJE É ALUNO DA UNIVERSIDADE SÉNIOR E MANTÉM-SE ATIVO E PARTICIPATIVO NA FREGUESIA, COM UMA DILIGÊNCIA QUE SEMPRE O CARACTERIZOU.