AÇÃO SOCIAL | Passeio Sénior Mealhada Sabores, Cultura e Amizade

CONVÍVIO E CONFRATERNIZAÇÃO NUM MUNICÍPIO
DE CULTURA E TRADIÇÕES, SITUADO BEM NO
CENTRO DO PAÍS E COM UM VASTO PATRIMÓNIO
NATURAL, HISTÓRICO E GASTRONÓMICO.

Apesar de muito cedo, foi com entusiasmo e animação
que o autocarro partiu cheio de Campolide nos dias 18 e 19 de abril, cada dia com um grupo diferente, em direção ao município da Mealhada. Sob os cuidados atenciosos do Departamento de Ação Social da Junta de Freguesia de Campolide, a excursão levou os nossos queridos seniores a visitar mais um lugar emblemático do nosso país. O primeiro destino no roteiro foi o Convento de Santa Cruz do Bussaco. Apreciando a visão romântica da circundante e imponente Mata do Bussaco, o grupo excursionista fez uma visita guiada ao interior do convento, cuja história está ligada à prática eremítica dos Carmelitas Descalços e a Santa Teresa de Ávila e São João da Cruz, que fomentaram a criação deste ascetério. Aqui puderam apreciar o emprego das cortiças e da técnica dos embrechados na arquitetura, a riqueza da azulejaria e o vigor da arte religiosa, que denota a devoção
cristã vivida no isolamento. Pronto em 1639, o convento esteve em funcionamento cerca de dois séculos, até à ordem de extinção das Ordens Religiosas, em 1834, e que ditou o seu abandono. O grupo visitou também uma exposição sobre crucifixos e o jardim envolvente, apreciando a sua beleza e magnificência, apadrinhado pelo bom tempo que se fazia sentir.

Chegada a hora de almoço foi momento de rumar até à Mealhada, onde a fome se fez saciar num simpático restaurante, o Metinha dos Leitões. Do menu constaram bacalhau com bacon e, claro, como não poderia deixar de ser, o famoso leitão, que conquistou o palato de todos os presentes. Com as energias renovadas, a tarde foi passada no centro da Mealhada com agenda livre, onde cada um passeou, seguindo o seu ritmo e interesse. O regresso foi marcado por sorrisos e alegria, reafirmando o sucesso desta iniciativa bimensal do Departamento de Ação Social, que tem cada vez mais aderência, sublinhando o incentivo à socialização e ao convívio, ao fortalecimento dos laços sociais e promovendo o envelhecimento ativo no seio daquela que já é, sem dúvida, uma grande família.

GENTE NOSSA | Constantino Vidal Memórias do Bairro da Liberdade

A CASA ONDE NASCEU É AGORA UM HOSTEL, FRUTO DO DESPOVOAMENTO DO BAIRRO DA LIBERDADE, MAS AS MEMÓRIAS QUE GUARDA CONSIGO TRANSPORTAM-NOS PARA UM BAIRRO VIVO E VIBRANTE, QUE GUARDA NO CORAÇÃO. HOJE É ALUNO DA UNIVERSIDADE SÉNIOR E MANTÉM-SE ATIVO E PARTICIPATIVO NA FREGUESIA, COM UMA DILIGÊNCIA QUE SEMPRE O CARACTERIZOU.