AÇÃO SOCIAL | Campanha Laço Azul Unidos pelo Azul: Campolide Contra os Maus-Tratos Infantis

A COMISSÃO NACIONAL DE PROMOÇÃO DOS DIREITOS E PROTEÇÃO DAS CRIANÇAS E JOVENS ASSINALA ABRIL COMO O MÊS DA PREVENÇÃO DOS MAUS TRATOS INFANTIS, ATRAVÉS DE DIVERSAS AÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO DA COMUNIDADE PARA ESTA PROBLEMÁTICA. A JUNTA DE FREGUESIA DE CAMPOLIDE TEM-SE ASSOCIADO A ESTA CAMPANHA E REALIZADO DISTINTAS INICIATIVAS PARA ASSINALAR O MÊS E ALERTAR PARA ESTE FLAGELO.

O mês de abril é considerado como o Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância. Neste contexto, a campanha Laço Azul, um símbolo universal de sensibilização para esta problemática, ganha destaque. Em 1989, Bonnie Finney, uma mulher norte-americana, residente no estado da Virgínia, atou uma fita azul à antena do seu carro para chamar a atenção da sua comunidade para os maus-tratos contra as crianças. Quando questionada, a história que ela contou foi trágica, revelando os episódios de maus-tratos à sua neta. O seu neto já teria sido morto pela mesma razão e de forma brutal. Mas porquê o azul? Porque Bonnie não queria esquecer os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos seus dois netos. A cor azul, a primeira que as lesões adquirem, servir-lhe-ia como um alerta constante na sua luta para a proteção das crianças contra os maus-tratos. Assim, esta campanha, que começou com a homenagem de uma avó aos seus dois netos, acabou por se expandir e, atualmente, muitos países utilizam as fitas azuis como símbolos em memória das crianças e jovens que morreram ou são vítimas de maus-tratos.

COMPROMISSO CONTÍNUO: CRIANDO
UM FUTURO DE AMOR E PROTEÇÃO

Ao longo de vários anos, a Junta de Freguesia de Campolide tem-se associado a esta campanha e este ano não foi exceção. Na sequência do que tem sido feito em anos anteriores, durante o mês de abril o Departamento de Ação Social realizou diversas atividades de sensibilização.
Sara Correia, que faz parte do núcleo da Comissão Alargada da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, na qual se promove um trabalho conjunto entre várias entidades e autarquias locais, é a representante da Junta de Freguesia de Campolide na mesma.

Neste sentido, na Universidade Sénior foram dinamizadas várias atividades e iniciativas, onde a disciplina Pano Pra Mangas se encontra sempre na linha da frente. Segundo a professora Ivone Fernandes, “O Pano Pra Mangas faz questão sempre de participar no mês de abril. Para nós, como idosos, faz-nos todo o sentido participarmos.” Por essa razão, o mês de março foi inteiramente dedicado “a fazer trabalhinhos e coisinhas para depois podermos enfeitar o parque infantil.”

Usando na sua maioria material reciclado, as quinze alunas da disciplina, numa iniciativa que já decorre há quatro anos, enfeitaram o parque infantil em frente às instalações da Junta de Freguesia no dia 1 de abril, fazendo o alerta para chamar a atenção sobre o que simboliza o mês de abril e a história que está por detrás do mesmo. Segundo Sara Correia, “muitas são as pessoas que, ao longo dos anos, quando nos veem fazer aqui esta decoração, perguntam o que é e nós explicamos a história por detrás do laço azul.” As alunas também elaboraram um Manto Protetor, que entregaram à CPCJ Lisboa Ocidental e que foi finalizado no dia 19 de março.

Mas não foi só a disciplina Pano Pra Mangas que se juntou à iniciativa. Também nas disciplinas de Biodanza, Motricidade, Ritmos Latinos, Tai-Chi e Tangoterapia os alunos seniores vestiram-se de azul durante as aulas e no dia 23 de abril formou-se um grande Laço Humano à porta das instalações da Junta de Freguesia, com a presença do Presidente da Junta de Freguesia, Miguel Belo Marques, do Tesoureiro Bruno Louro e de muitos funcionários da JFC. É desejo da Junta de Freguesia de Campolide que a premissa por detrás desta iniciativa não se esgote apenas em abril, por isso fica o apelo a todos para que ajudem a criar um futuro onde as crianças possam crescer felizes, seguras e protegidas. Façamos do slogan da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens uma diretriz constante, gravada na mente e no coração: “Serei o que me deres… que seja amor”.

GENTE NOSSA | Constantino Vidal Memórias do Bairro da Liberdade

A CASA ONDE NASCEU É AGORA UM HOSTEL, FRUTO DO DESPOVOAMENTO DO BAIRRO DA LIBERDADE, MAS AS MEMÓRIAS QUE GUARDA CONSIGO TRANSPORTAM-NOS PARA UM BAIRRO VIVO E VIBRANTE, QUE GUARDA NO CORAÇÃO. HOJE É ALUNO DA UNIVERSIDADE SÉNIOR E MANTÉM-SE ATIVO E PARTICIPATIVO NA FREGUESIA, COM UMA DILIGÊNCIA QUE SEMPRE O CARACTERIZOU.