Dina Patrício | Da Sala de Aula para o Mundo

CONHECIMENTO, MAS UMA FONTE DE
INSPIRAÇÃO QUE A LEVOU A CRIAR ALGO
VERDADEIRAMENTE ESPECIAL.

A decisão de Dina de ingressar na Universidade Sénior, nas disciplinas de Escrita Criativa, Expressão Dramática, Pano Pr’a Mangas, Meditação e História, não foi apenas uma escolha pragmática para ocupar o tempo pós-reforma. Foi um mergulho profundo na busca de autoexpressão e na realização de uma paixão há muito tempo guardada. Com uma carreira na indústria seguradora, sempre encontrou conforto na escrita como forma de desabafo e expressão.

DO DESAFIO À CONQUISTA

A viragem criativa na vida de Dina Clara Patrício deu-se quando aceitou um desafio proposto na aula de Escrita Criativa. Como palavra- -chave escolheu “girassol”. Das suas características pessoais associadas a esta flor singular, nasceu a história de “Clara e o Sr. Girassol”. Baseada em memórias da infância na quinta dos seus tios, a narrativa revela a amizade entre uma menina, Clara, e um bonito girassol, explorando o valor desse sentimento especial.

DA SALA DE AULA PARA O MUNDO

O que começou como um exercício criativo tornou-se mais do que isso para Dina. Decidiu arriscar e enviou o manuscrito para uma editora. O resultado? Aceitação e a concretização do sonho de ver a sua obra publicada. “Clara e o Sr. Girassol” não é apenas um livro infantil; é um legado que Dina deixa não apenas aos seus netos, mas a todas as crianças que, através da leitura destas páginas, podem descobrir a magia e o valor da amizade.

A conquista não parou por aí. Dina já está imersa na criação de um novo livro infantil, desta vez com uma reviravolta especial. O seu neto mais velho será o ilustrador, dando um toque pessoal e único à obra. O tema escolhido não poderia ser mais especial, alinhando-se aos interesses do neto: dinossauros. Dina está pronta para levar os leitores, jovens e adultos, a uma nova aventura cheia de criaturas pré-históricas e imaginação desenfreada.

Dina Patrício é mais do que uma aluna da Universidade Sénior. A sua história inspiradora mostra que nunca é tarde para aprender, criar e, acima de tudo, compartilhar histórias que tocam corações. O seu legado vai além das palavras impressas; é o exemplo de que a vida continua a ser uma jornada de descoberta, independentemente da idade.

O seu testemunho é o do poder transformador da educação ao longo da vida. Na Universidade Sénior, ela não apenas encontrou conhecimento, mas desbloqueou um reservatório de criatividade à espera de ser explorado. Com um livro publicado e novos projetos em andamento, Dina destaca-se como um farol de inspiração, iluminando o caminho para uma vida que é sempre cheia de novas possibilidades, independentemente da idade. “A mensagem e legado que quero deixar aos meus netos, principalmente, é a de nunca desistir. Devemos sempre ter esperança e fazer as coisas acontecer.”, conclui. NC

GENTE NOSSA | Constantino Vidal Memórias do Bairro da Liberdade

A CASA ONDE NASCEU É AGORA UM HOSTEL, FRUTO DO DESPOVOAMENTO DO BAIRRO DA LIBERDADE, MAS AS MEMÓRIAS QUE GUARDA CONSIGO TRANSPORTAM-NOS PARA UM BAIRRO VIVO E VIBRANTE, QUE GUARDA NO CORAÇÃO. HOJE É ALUNO DA UNIVERSIDADE SÉNIOR E MANTÉM-SE ATIVO E PARTICIPATIVO NA FREGUESIA, COM UMA DILIGÊNCIA QUE SEMPRE O CARACTERIZOU.