Bem-Estar Animal | DIA MUNDIAL DO ANIMAL CELEBRANDO A VIDA SELVAGEM

O CENTRO DE RECUPERAÇÃO DE ANIMAIS SILVESTRES DE LISBOA (LXCRAS) DESEMPENHA UM PAPEL VITAL NA REABILITAÇÃO DE ANIMAIS SELVAGENS E NA SUA REINTEGRAÇÃO NO MEIO AMBIENTE. DESCUBRA MAIS SOBRE O PROCESSO QUE CULMINA NA LIBERTAÇÃO DESSES ANIMAIS E A IMPORTÂNCIA DE CELEBRAR A VIDA SELVAGEM NO DIA MUNDIAL DO ANIMAL.

No dia 4 de outubro celebra- se o Dia Mundial do Animal e do Médico Veterinário, uma data que nos convida a refletir sobre a importância da preservação da vida selvagem e a necessidade de proteger as espécies que partilham o nosso planeta. Coincidentemente, essa data marca também o aniversário do Centro de Recuperação de Animais Silvestres de Lisboa (LxCRAS), uma instituição de vital importância na reabilitação de animais selvagens e na sua reintegração no meio ambiente.

Para assinalar esta ocasião tão especial, uma emocionante ação de libertação de dois patos reais e um ouriço-cacheiro foi realizada, com a presença de alunos do 2º ano da Escola Mestre Querubim Lapa. A iniciativa contou também com a presença do Presidente da Junta de Freguesia de Campolide, Miguel Belo Marques, de elementos do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR e de Vigilantes da Natureza do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF). Este evento não só celebra a vida selvagem, mas também destaca o trabalho dedicado de profissionais e voluntários que se empenham na preservação das espécies e na promoção do bem-estar animal.

O LxCRAS, em funcionamento desde outubro de 1997, é um local de esperança para animais debilitados, doentes, feridos ou provenientes de cativeiro ilegal. Localizado na zona vedada do Centro de Interpretação de Monsanto, este centro conta com uma equipa multidisciplinar especializada que trabalha incansavelmente para promover a recuperação desses animais, com o objetivo final de reintegrá- los no meio natural. A reabilitação de animais selvagens é uma tarefa complexa, uma vez que envolve técnicas e requisitos de alojamento e alimentação que são significativamente distintos dos animais domésticos. O silêncio e o isolamento desempenham um papel fundamental no processo de recuperação, razão pela qual visitas não são permitidas. Após uma avaliação clínica cuidadosa, os animais são acomodados em unidades de cuidados intensivos, em espaços climatizados e tranquilos, que permitem o confinamento de alguns movimentos, evitando assim agravar o seu estado clínico.

Quando chega o momento da alta, esses animais são transferidos para parques de recuperação, onde podem concluir o processo de reabilitação. Isso inclui a retoma de comportamentos característicos da sua espécie, como o voo, a caça e outras habilidades essenciais à sua sobrevivência. O processo culmina com a tão esperada libertação desses animais no seu habitat natural, onde podem desempenhar o seu papel vital no ecossistema. Esta ação de libertação realizada no Dia Mundial do Animal é um lembrete da importância de cuidar do nosso ambiente e celebrar a riqueza da vida selvagem que nos rodeia e enriquece. O LxCRAS e outras instituições semelhantes desempenham um papel fundamental na proteção de todas as espécies e na promoção do bem-estar animal. Ao celebrarmos esta data, lembramo-nos de que a responsabilidade de preservar a vida selvagem é de todos nós, e juntos, podemos contribuir para a construção de um mundo mais harmonioso, onde todas as criaturas têm um lugar e um propósito. NC

A Loja Onde Vou | Gracie Barra Jiu-Jitsu Brasileiro

ABERTA DE SEGUNDA A SEXTA, COM TURMAS REGULARES, A ESCOLA GRACIE BARRA CAMPOLIDE ENSINA DESDE CRIANÇAS A ADULTOS, NUM AMBIENTE FAMILIAR, ONDE OS ALUNOS PODEM PRATICAR SEM LIMITE DE IDADE, DESDE QUE TENHAM CONDIÇÕES FISICAS E MOTORAS PARA  MODALIDADE.