Escultura “A Justiça“ – Leopoldo de Almeida

A Freguesia

A configuração humana da Campolide atual resulta em grande parte, da muita gente que foi necessária para as obras de construção do monumental Aqueduto das Águas Livres. Daí que desde o século XVIII se tenham distinguido duas áreas urbanas na freguesia, uma inicialmente para os “mestres”, com melhores condições de residência, e outra para os “operários”, improvisada e semeada de barracas.
As transformações viárias e urbanas das últimas décadas alteraram significativamente a condição destes últimos, sem no entanto retirar o carácter ao velho sítio de Campolide, cuja história e tradições merecem ser melhor conhecidas e revalorizadas. E se os problemas derivados da estratificação social antiga têm vindo a ser de algum modo atenuados, as suas marcas e memórias persistem no quotidiano e na realidade social de comunidade de Campolide.