AÇÃO SOCIAL | Regresso às aulas Universidade Sénior de Campolide, entusiasmo no início do novo ano letivo

Fotos: Francisco Melim | Texto: Catarina Peixoto

ESTUDAR NUNCA SAI DE MODA E FOI ISSO MESMO QUE SE COMPROVOU COM A QUANTIDADE DE INSCRIÇÕES NAS VÁRIAS DISCIPLINAS, MOSTRANDO A QUALIDADE DO TRABALHO QUE TEM VINDO A SER DESENVOLVIDO PELO DEPARTAMENTO DE AÇÃO SOCIAL DA JUNTA DE FREGUESIA DE CAMPOLIDE, ASSIM COMO POR TODOS OS PROFESSORES, TÃO ESTIMADOS E ACARINHADOS PELOS SEUS ALUNOS.

O arranque do ano Letivo 2024/25 deu-se com enorme alegria no Auditório Adácio Pestana, com a primeira turma da disciplina de Tai-chi, lecionada por José Carlos Almeida, onde os alunos e as alunas receberam a visita de boas-vindas do Presidente da Junta de Freguesia de Campolide, Miguel Belo Marques. O feliz início, a 30 de setembro, contou com rostos expectantes, felizes pelo reencontro.

Miguel Belo Marques dirigiu palavras de felicitação e incentivo aos presentes, entre os quais também se encontravam membros do Departamento de Ação Social. É de suma importância para a freguesia o reforço de um envelhecimento ativo, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população sénior.

Este ano, a procura pela disciplina de Tai-chi aumentou, pelo que foram criadas três turmas para que ninguém ficasse de fora.

Para além das já habituais unidades curriculares regulares de Biodanza, Expressão Dramática, História de Portugal, Motricidade, Ritmos Latinos e Caribeños, Tangoterapia, Projeto Educação para a Paz, Técnicas de Relaxamento e Meditação, Pano Pra Mangas e Pintura, que decorrem habitualmente no Auditório Adácio Pestana, ou nas instalações contíguas ao mesmo, também se mantiveram as atividades de Hidroginástica, na Piscina Municipal das Avenidas Novas, e de Judo, no Judo Clube de Portugal. 

A grande novidade, este ano, é a modalidade de Yoga, que está a ser lecionada pelo professor Diogo Mariano. Para o próximo ano letivo estão previstas novas cadeiras, que são aguardadas com grande expectativa.

Foi um ótimo regresso às aulas, com entusiasmo, alegria e boa-disposição, testemunhando o papel essencial que a Universidade Sénior desempenha na qualidade de vida de muitos campolidenses seniores.

Sendo um projeto muito importante e especial para a freguesia, é com satisfação que se observa o seu impacto positivo no dia a dia de muitos fregueses de mais idade, seja no estímulo da sua mobilidade e da manutenção da sua agilidade mental, como no combate a situações de isolamento, através da criação de redes de amizade, onde a convivência e a confiança que são estabelecidas agem como pilares no seu bem-estar emocional.

Skip to content