A LOJA ONDE VOU | Digital Azul, procura pela excelência

Fotos: Francisco Melim | Texto: Catarina Peixoto

COM UM AMBIENTE FAMILIAR E RELAÇÕES PRÓXIMAS COM CLIENTES E COLABORADORES, A DIGITAL AZUL APOSTA EM INOVAÇÃO E NOVAS SOLUÇÕES NO SETOR AUDIOVISUAL. FUNDADA HÁ CERCA DE QUINZE ANOS E ESTABELECIDA EM CAMPOLIDE DESDE 2013, A EMPRESA REALIZA PRODUÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS, TANTO EM ESTÚDIOS LOCAIS COMO DE FORMA REMOTA, SEMPRE MOTIVADA PELA BUSCA CONTÍNUA DE QUALIDADE.

A Digital Azul Audiovisuais é uma produtora que abrange diversas áreas do audiovisual, como imagem, som, robótica, diretos televisivos, produção de conteúdos e aluguer de equipamentos. Fundada como um negócio familiar, João Tocha herdou a direção do pai e desenvolveu a empresa com forte base tecnológica e soluções inovadoras. O espaço atual, anteriormente um estúdio de fotografia, “estava completamente abandonado, muito vandalizado, inclusive.”

A Digital Azul foca-se em pré-produção, produção e pós-produção de publicidade, videoclipes, vídeos institucionais, documentários e diretos para a internet. Segundo António Rosmaninho, produtor, “especializámo-nos bastante nessa área, temos toda a parte digital que oferecemos ao cliente, desde o portal web à própria gestão do utilizador no evento.”

Participam em eventos como o Web Summit, além de conferências e provas desportivas, com “trabalho remoto com equipas a circular, que enviam sinais para o estúdio, mas a logística é central.” A Digital Azul conta com uma equipa fixa de vinte pessoas e recorre a freelancers, conforme necessário. Recentemente, investiram na narrativa audiovisual, o que tem sido um desafio. “Comunicar não é só os cabos e os fios, é o que se diz em frente à câmara, e implica sabermos para quem estamos a comunicar”, diz João Tocha.

Nos últimos dez anos, a empresa expandiu-se internacionalmente, com produções pela Europa e EUA. Um exemplo é o Global Champions, maior competição de salto de cavalo do mundo. “São os melhores cavaleiros e os melhores cavalos do mundo”, explica Rita Madeira, produtora de conteúdos.

Segundo João Tocha, o projeto exigiu uma operação remota inovadora: “Não havia livros onde ler, nem conceitos onde estudar. Foi definido por nós como é que se ia fazer.” A Digital Azul conta com clientes como Netflix e Amazon. Nos seus estúdios de som, realiza locuções, dobragens, ADR, sonoplastia e mistura, com técnicos especializados e equipamentos de alta qualidade. “Quando viemos para Campolide, a grande aposta foi criar um estúdio que fosse excecional em termos de qualidade de som”, explica João Tocha, ressaltando o desafio técnico enfrentado “porque os aviões passam muito perto, mesmo em cima”. A Digital Azul também oferece aluguer de equipamentos, um serviço que surgiu com o crescimento da empresa.

“Estamos atentos às necessidades que vão surgindo no mercado, mas também atentos a resolver questões de produções nossas, que depois se convertem em soluções para aluguer.” Apesar do foco tecnológico, o mais importante para a Digital Azul sempre foram as pessoas. “As relações que temos com os nossos clientes são fomentadas no sentido de parceria, não são apenas comerciais,” diz António Rosmaninho. A mesma sinergia aplica-se aos colaboradores, num ambiente familiar. “Gostamos muito de ter pessoas que sejam excecionais na qualidade do seu trabalho” afirma João Tocha, destacando a importância das boas relações.

DIGITAL AZUL R. Vieira Lusitano, 10A
2.ª a 6.ª: 9h00 – 13h00 e 14h00 – 18h00
Sábados e domingos: encerrado
Telefones: 218497537 / 962141473
20 www.digitalazul.pt

Skip to content