MARCHA INFANTIL DE CAMPOLIDE DESFILOU NO PARQUE MAYER

As crianças da Escola Mestre Querubim Lapa marcharam dia 25 de junho no Parque Mayer. As Marchas Infantis das Escolas de Lisboa contaram com 700 marchantes, que desfilaram sob o tema “Lisboa Cidade de Tradições – Parque Mayer”. Os pequenos de Campolide vestiram-se a rigor para homenagear Beatriz Costa e Vasco Santana, icónicas figuras da cultura popular portuguesa.

Depois de 91 anos, as marchas regressaram ao Parque Mayer e a Escola Mestre Querubim Lapa não podia faltar à festa. As mascotes da Querubins, nome que se atribui à marcha da Escola Mestre Querubim Lapa, conduziram a dianteira da marcha, de mãos dadas com os padrinhos, o Presidente da Junta de Freguesia de Campolide, Miguel Belo Marques e a Coordenadora da Escola Básica Mestre Querubim Lapa, Teresa André. “Quando me disseram que os meninos me tinham escolhido para ser o padrinho fiquei muito honrado e contente. De imediato aceitei e estou a adorar a experiência. São muito carinhosos e afetuosos, tenho uma sorte enorme em ser padrinho desta marcha”, declarou o Presidente.

“É UMA TRADIÇÃO”

Vestidas com um vestido de azul de cetim em decote de coração e manga tufada, típico dos anos 50, em homenagem à atriz Beatriz Costa, as meninas de Campolide não passaram despercebidas. Por cima do vestido, levavam uma faixa vermelha a dizer “Miss Campolide”, remetendo para o filme A Canção de Lisboa. Os rapazes faziam lembrar o ator Vasco Santana, com as suas gravatas e os chapéus em palhinha.

A preparação vem desde abril, com ensaios diários à hora de almoço, pedidos pelas próprias crianças. “Almoçavam e iam ensaiar. Chega a determinada altura do ano e eles só perguntam pelas marchas. É uma tradição que já vem de há muitos anos, que vai passando de alunos para alunos. Eles sabem que só quando chegam ao 3º e 4º ano é que podem marchar”, disse Teresa André. Este ano é a segunda vez que a Coordenadora da Escola participa nas marchas infantis. “É um orgulho fazer parte disto, ver tudo a ser criado até chegar a este momento. Acompanhei o processo todo e chegarmos à atuação é um orgulho tremendo”, concluiu a professora.

O ORGULHO DOS MAIS NOVOS

Leonor Ferreira é uma das participantes. Está no 4º ano e é do Bairro da Serafina. O dia da marcha no Parque Mayer é ainda mais especial porque faz 10 anos. A decisão de participar na marcha foi sua, mas contou também com o apoio dos pais. A vontade veio de ver outros colegas nos ensaios da marcha em anos anteriores. Um dos representantes de Vasco Santana, Filipe Santos, do Bairro da Calçada dos Mestres, também com 10 anos, diz ser a sua primeira vez no desfile. Lamenta ter de ensaiar diariamente para a atuação durar apenas 5 minutos, mas não esconde a alegria de poder representar a sua Escola.

Fizemos a diferença na vida das crianças, porque sentem-se especiais”, referiu Carolina Belo Gomes, uma das organizadoras da marcha e Coordenadora de Educação da Junta de Freguesia de Campolide. A preparação ficou também a cargo das professoras Ana Gachineiro e Patrícia Leitão.

Reportagens

CAMPOLIDE À MESA – RESTAURANTE COZY

O nome fala por si. O restaurante Cozy é um espaço acolhedor, com uma atmosfera familiar, onde cada refeição é uma oportunidade para partilhar sabores e conversas. Um atendimento simpático, um serviço dedicado e sabores tradicionais completam os bons motivos para descobrir este local.

Ler Mais »
Reportagens

LOJA ONDE VOU – ORTO’ HBA

A Orto’hba é uma loja especializada em material ortopédico e geriátrico, um espaço onde a saúde e conforto são prioridade. Com uma equipa de profissionais dedicados e experientes, oferece uma ampla gama de produtos inovadores e serviços na área da Saúde.

Ler Mais »