Fortalecendo a Comunidade: Policiamento Comunitário nos Bairros da Liberdade e Serafina

No âmbito da intervenção social e da participação dos cidadãos, a Junta de Freguesia de Campolide, em parceria com a Polícia Municipal, Polícia de Segurança Pública e projeto Radar, tem vindo a desenvolver um programa inovador de policiamento comunitário nos bairros da Serafina e Liberdade, promovendo e integrando parcerias estratégicas que atuam sobre a segurança da comunidade.

Criar confiança para construir uma comunidade mais segura é o objetivo do policiamento comunitário. Falar com as pessoas, ouvi-las, compreender os seus problemas, identificar as causas e partilhar com a rede de parceiros para que juntos possam resolvê-los, num período de tempo mais curto e com maior eficiência. Só desta forma, o sentimento de insegurança poderá diminuir e pode ser estabelecida uma relação forte e coesa entre a comunidade e a polícia.

É um modelo inovador em Portugal, e considerada internacionalmente como uma boa prática de segurança urbana, que expande o papel tradicional da polícia, em articulação com os parceiros locais, de forma a capacitar a comunidade para uma cidadania participativa na segurança a nível local; sensibilizar a população para a adoção de comportamentos de segurança; reduzir e prevenir comportamentos antissociais; aumentar a relação de confiança entre a polícia e a população; aumentar o sentimento de segurança e de bem-estar da população.

“A implementação do Modelo de Policiamento Comunitário nos Bairros da Liberdade e Serafina reflete o nosso compromisso em construir uma comunidade mais segura, colaborativa e unida. Com o apoio de todos, estamos determinados a tornar esses bairros locais seguros, onde todos se sintam protegidos e respeitados”, refere Miguel Belo Marques, presidente da Junta de Freguesia de Campolide.

O projeto arrancou no início do ano, realizando-se reuniões periódicas do Grupo de Prevenção e Segurança dos Bairros da Liberdade e Serafina, com o objetivo de discutir os desafios presentes nestes bairros, num espaço aberto à comunidade, com a participação ativa dos moradores e entidades envolvidas. Partilhar conhecimento, melhorar os canais de comunicação entre comunidade e parceiros, desenhar uma estratégia conjunta para a resolução de problemas e para ações que possam vir a ser desenvolvidas, é o principal foco destas reuniões.

Ao longo de vários meses, foram planeados e identificados os pontos-chave para o trabalho futuro e para uma formação de capacitação da equipa de agentes da Polícia Municipal, que irão trabalhar próximo da população.

No passado dia 7 de agosto, dois dedicados agentes deram o pontapé inicial ao trabalho de policiamento comunitário, de patrulhamento apeado, reforçando a conexão entre as autoridades e a comunidade que servem.

A nossa missão é clara: juntos, construiremos um ambiente mais seguro e acolhedor para todos os moradores. A voz da comunidade é essencial para o sucesso deste projeto e, por isso, contamos com todos para partilharem ideias, preocupações e sugestões. Unidos, somos mais fortes na busca por um espaço harmonioso para todos.

Reportagens

CAMPOLIDE À MESA – RESTAURANTE COZY

O nome fala por si. O restaurante Cozy é um espaço acolhedor, com uma atmosfera familiar, onde cada refeição é uma oportunidade para partilhar sabores e conversas. Um atendimento simpático, um serviço dedicado e sabores tradicionais completam os bons motivos para descobrir este local.

Ler Mais »
Reportagens

LOJA ONDE VOU – ORTO’ HBA

A Orto’hba é uma loja especializada em material ortopédico e geriátrico, um espaço onde a saúde e conforto são prioridade. Com uma equipa de profissionais dedicados e experientes, oferece uma ampla gama de produtos inovadores e serviços na área da Saúde.

Ler Mais »