MEIO AMBIENTE | DIA MUNDIAL DO AMBIENTE

BEATAS: Impacto negativo nos ecossistemas terrestres e marinhos e na nossa alimentação!
Em Portugal, chegam ao chão 7000 beatas por minuto, cerca de 10 milhões por dia, 10 mil milhões por ano. Apesar de ser proibido atirar beatas para o chão, são 7 mil as beatas de cigarro que vão parar ao chão a cada minuto. Sete mil resíduos aparentemente inofensivos, mas cada um deles contém mais de quatro mil substâncias tóxicas/químicas.
Para além de serem responsáveis por 30% dos incêndios em Portugal, as beatas de cigarro são um dos resíduos mais encontrados no ambiente, causando danos desastrosos. A poluição dos oceanos vai muito para além de embalagens, garrafas e sacos de plástico. As pontas de cigarros contêm um filtro composto por fibras de acetato de celulose, um tipo de bioplástico que não é biodegradável e demora cerca de 10 anos a degradar-se no meio ambiente.
SABIA QUE……..
Ao atirarmos uma beata para o chão, essa beata irá, por ação do vento ou chuva, parar a uma sarjeta.
Essa sarjeta irá cumprir a sua função e irá levar essa beata diretamente para as ribeiras e daí para o mar.
Não só essa beata irá contaminar o mar, como irá ser engolida pelas nossas espécies marinhas (Peixes, crustáceos, etc ). E o que é que essas espécies marinhas engoliram? Alcatrão, nicotina, arsénio, monóxido de carbono, benzeno, cianeto, acetato de celulose, que é plástico, etc etc…
Afinal o que é que nós, que temos por base na nossa alimentação o peixe, estamos a comer?
Acão de sensibilização desenvolvida e organizada pelo Pelouro da Higiene Urbana e do Pelouro da Defesa do Meio Ambiente da Junta de Freguesia de Campolide e pelo MIPP da 21ª Esquadra de Campolide, com a ajuda e participação da turma do 3 B, da EB Mestre Querubim Lapa.

Outras Noticias