Januário Costa, uma “figura histórica da freguesia”, nas palavras de Miguel Belo Marques, Presidente da Junta de Freguesia de Campolide, celebrou os seus 90 anos no dia 17 de fevereiro. O almoço da Associação de Reformados e Pensionistas de Campolide, realizado no dia seguinte, é motivo de duplo festejo: mais um convívio dos associados e a celebração do aniversário do seu presidente e fundador.
O anfitrião abre o almoço num carinhoso discurso. “Tem 90 anos, mas é como se tivesse 20. O Januário gosta muito de festas!”, diz a Vice-Presidente da Associação na sala do Restaurante A Valenciana, reservada somente para a ocasião. Os quarenta participantes já estão todos sentados, convivendo nas mesas entre si. Teresa Carneiro, de 66 anos, é uma das sócias da Associação. A sua mãe, Alice Carneiro de 89 anos, vive há 19 anos em Campolide e há 10 aderiu ao grupo. “A minha vida tem sido sempre fora a trabalhar para apoiar certas causas como esta”, explica a historiadora de arte, ainda no ativo. Ao Notícias de Campolide, conta que o grupo se tem reinventado ao longo dos anos, mas que ela própria vai dando sugestões para alargar as iniciativas culturais oferecidas aos sócios.
Antes das entradas chegarem, o Presidente da Associação de Reformados relembra os associados que já há um programa de férias e convida-os a inscrever-se. Desde a sua fundação em 2000, a instituição nunca deixou de dinamizar atividades, sendo um elemento fundamental no combate ao isolamento e solidão dos seniores de Campolide. Como relembra Miguel Belo Marques, presente no almoço, “a Associação faz um trabalho fundamental na dinamização de atividades para os mais idosos. Nós também o fazemos, mas sempre numa lógica colaborativa. Conseguimos complementar-nos uns aos outros. A Junta de Freguesia apoia a Associação de reformados porque entendemos que é fundamental para complementar o trabalho que desenvolvemos”, adianta.
Por ser Carnaval, a sala está cheia de cor. Muitas senhoras têm xailes pelas costas, outras bandoletes com adornos, há quem tenha ainda colares e pulseiras de flores. Terminada a refeição, o músico começa a tocar animadas melodias portuguesas e inicia-se o bailarico. Parte da sala transforma-se num espaço de dança e convívio. Houve ainda tempo para uma atuação do Grupo Coral da Associação de Reformados que, mesmo reduzido a metade dos elementos, canta com emoção o hino “mostra que és uma força a vibrar em Campolide”.
Os sentimentos ficam à flor da pele quando se cantam os parabéns a Januário, que se emociona com os afetos que recebe das pessoas que tão bem conhece. “É uma figura histórica da nossa freguesia, não é por acaso que é o eleitor mais antigo. Tem uma participação cívica muito importante e muito grande. Devemos-lhe muito por tudo o que ele fez nos tempos que teve na Junta de Freguesia e pelo que faz no dia-a-dia. Sorte a nossa que temos uma pessoa como o Sr. Januário. Se o património mais importante da freguesia e dos lugares são as pessoas, ele é a nossa joia da coroa”, conclui o Presidente da Junta de Freguesia.
DIA DE BAILARICO E CELEBRAÇÃO DA VIDA
Vive ou trabalha em campolide e tem algum problema que queira reportar à junta de freguesia? Poderá fazê-lo de forma rápida e acessível através da nova app campolide resolve.