CENTRO DE JARDINAGEM BONSAIS DE CAMPOLIDE

Fotos: Mariana Branco | Texto: Diana Correia Cardoso

SANTUÁRIO DE BONSAIS

JÁ PENSOU TER UMA OLIVEIRA NA SUA VARANDA? OU UM
SOBREIRO NO SEU JARDIM? EM CAMPOLIDE HÁ UM LOCAL
QUE É ESPECIALISTA NA VENDA E TRATAMENTO DE ÁRVORES
EM MINIATURA, CONHECIDAS COMO BONSAIS. O NOTÍCIAS
DE CAMPOLIDE FOI CONHECER O CENTRO DE JARDINAGEM
BONSAIS DE CAMPOLIDE.

No interior do Centro sente-se a quietude das centenas de bonsais espalhados pelas mesas. “São plantas muito sensíveis”, comenta Carlos Figueiredo, funcionário do Horto do Campo Grande, empresa a que pertence o santuário de bonsais. O cuidador das pequenas árvores conta com 4 anos na equipa, mas com um amor por plantas que sempre o acompanhou.
Nesse espaço na Rua de Campolide, já com 20 anos de existência, além da venda de bonsais, destacam-se os serviços exclusivos de hotel, enfermaria e transplante. A experiência adquirida pelo contacto com os bonsais permite um aprofundar da sabedoria e da técnica. “Na Internet há muitas instruções. Há pessoas que dizem que, para regar, tem de se mergulhar todo o vaso em água e deixar encharcar a raíz. Outras dizem que deve ser só uma rega superficial”. Os cuidados que ali se praticam são adaptados à realidade climatérica portuguesa. “Embora os bonsais tenham grande capacidade de adaptação, há técnicas que resultam melhor que outras”. Carlos revela ao Notícias de Campolide que o segredo é deixar secar ligeiramente a camada superior e depois regar abundantemente, até o vaso verter água. Por isso, o musgo é tão característico nos bonsais, mostra que “têm uma humidade permanente”. 

DENTRO OU FORA DE CASA 

O tipo de espécie é outro fator que influencia as necessidades de cada um. O bonsai não é uma espécie em si, é apenas uma árvore em miniatura. A única diferença é que é colocada “num vaso que lhe atrofia as raízes” com o objetivo de a manter pequena. Ao mantê-la nessas condições por 6 ou 7 anos, é considerada bonsai.
Por isso, é possível ter qualquer tipo de espécie nesse formato. O funcionário aponta para uma macieira, despida de folhas e com pequenos frutos. “É uma espécie de exterior. Quer dizer, no fundo todos os bonsais são de exterior, mas existem alguns que no nosso clima não podem estar no exterior, então dizemos que são de interior. Temos ainda outras espécies que podem estar tanto fora de casa, como no interior”. Como é o caso do Ulmeiro, um bonsai de dupla exposição, que necessita de pelo menos duas horas de sol direto por dia. Se se optar por deixá-lo no exterior, no inverno deixa cair a folha. No interior comporta-se de forma diferente. Essa é uma das espécies mais vendidas, assim como a Carmona e o Ficus que são mais resistentes e que se comportam melhor dentro de casa. Apesar de se manterem anãs, com o passar dos anos, as plantas vão engrossando o tronco e acabam por aumentar de tamanho. Quando maior a idade do bonsai maior o seu valor, assim é possível comprar bonsais de 15 euros ou até 1500 euros. A raridade e a dificuldade de manutenção são outro dos fatores que acrescem o valor. “Noutro dia entrou uma senhora que queria vender o bonsai do marido. Um sobreiro de 100 anos, que vale 1500 euros”, diz Carlos. “Com essa idade, já são peças raras”, justificando que optaram por guardá-lo para coleção. A par da rega, é preciso fazer a fertilização de quinze em quinze dias. Chegados os meses de janeiro, fevereiro e março, vários são os clientes com bonsais de exterior que os entregam aos cuidados do Centro. De dois em dois anos, a planta precisa de um transplante, devido à rápida absorção dos nutrientes da terra. “É a mudança do vaso, em que se retira toda a terra das raízes que ficam nuas, é posta terra nova, prende-se o bonsai com arames e é posto um produto que induz ao enraizamento”, explica. Os meses de abril, maio e junho são a época ideal para o transplante dos bonsais de interior. 

ÁRVORES DE ESTIMAÇÃO 

Ter um bonsai é como ter um cão. É necessário dar- -lhe comida todos os dias, pô-lo à janela para arejar e olhar para ele”, prossegue Pedro Pulido Valente, diretor comercial do Horto do Campo Grande, assumindo o seu gosto pelos bonsais, que também vai colecionando. A única diferença é que “eu não falo com eles, mas escuto-os”. Esta é uma das condições para quem os quer adquirir. A atenção deve ser redobrada e diária. A probabilidade dos bonsais contraírem doenças em comparação com outras plantas é muito maior. Apesar dos bonsais de interior serem mais vulneráveis, estando sujeitos ao aumento da humidade. Na área reservada à enfermaria, de momento com cerca de 40 bonsais em tratamento, Carlos refere que essas complicações estão relacionadas com o ambiente a que estão expostos. “O sol e o vento são inimigos das pragas. Mesmo cuidando bem da planta em casa, com muita luz, acabam por ter uma temperatura ambiente muito alta e quando se faz a rega cria-se uma micro humidade que favorece o aparecimento de doenças”. No verão, o número de plantas a seu cargo aumenta exponencialmente, o que se deve ao serviço de hotel que têm disponível. O funcionário chega a ter 200 bonsais para cuidar. As pessoas vão de férias e é no Centro de Bonsais de Campolide que os deixam. É comum os apaixonados por bonsais irem aumentando a sua coleção. Em casa, Carlos tem cerca de 13 bonsais. “O tempo que passo a tratar deles é um recarregar de baterias”. Chega a existir mesmo uma ligação emocional, diz Pedro se acontece alguma coisa a um dos meus bonsais, fico tristíssimo. Há pessoas que chegam aqui e parece que estão a falar dos filhos”. Nos registos, vários são os casos em que os nomes científicos dos bonsais são substituídos por nomes próprios. NC

Reportagens

CAMPOLIDE À MESA – RESTAURANTE COZY

O nome fala por si. O restaurante Cozy é um espaço acolhedor, com uma atmosfera familiar, onde cada refeição é uma oportunidade para partilhar sabores e conversas. Um atendimento simpático, um serviço dedicado e sabores tradicionais completam os bons motivos para descobrir este local.

Ler Mais »
Reportagens

LOJA ONDE VOU – ORTO’ HBA

A Orto’hba é uma loja especializada em material ortopédico e geriátrico, um espaço onde a saúde e conforto são prioridade. Com uma equipa de profissionais dedicados e experientes, oferece uma ampla gama de produtos inovadores e serviços na área da Saúde.

Ler Mais »