Food Wave

Fotos: Mariana Branco | Texto: Diana Correia Cardoso

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL

As turmas de Jardim de Infância e de Ensino Básico da Escola Mestre Querubim Lapa já iniciaram as atividades do projeto educativo da Junta de Freguesia de Campolide, vencedor do programa internacional Food Wave – Empowering Urban Youth for Climate Action. O projeto arrancou com a celebração do Dia Internacional da Consciencialização sobre as Perdas e Desperdício Alimentar e com workshops de culinária.

Já tinha ouvido falar porque é um problema que está a acontecer no mundo”, disse Lourenço ao Notícias de Campolide no primeiro dia de atividades do projeto da Junta integrado no programa Food Wave. O desperdício alimentar é um tema que não escapa a este menino da turma de 4º ano da Escola Mestre Querubim Lapa. O assunto tem sido discutido em sala de aula, mas no dia 29 de setembro, Dia Internacional da Consciencialização sobre as Perdas e Desperdício Alimentar, não poderia deixar de ser abordado novamente.

Sónia Tomás, professora responsável pela turma, deu livre-arbítrio aos seus alunos para decidirem que atividades desenvolver nesse âmbito. Para além dos vídeos da UNICEF que viram em aula, as crianças desenvolveram um texto sobre o desperdício alimentar e foram divididos em grupos para discutirem uma solução para o problema. No final, cada grupo apresentou uma ideia. Em frente à turma um dos alunos apresentou uma solução que encheu a professora de orgulho: “os restos dos alimentos dos restaurantes que vão para o lixo podiam ser levados para os animais. Deveria existir uma recolha diária que levasse esses restos para serem transformados em ração”. A professora que exerce há 20 anos, refere que de ano para ano há cada vez mais consciencialização e são os próprios alunos que divulgam em casa o que aprenderam.

Muitos países não têm comida e outros tem demasiado”, corrobora Maria Luísa que em conjunto com Lourenço vai apontado os países que sofrem de pobreza alimentar e os que mais desperdiçam comida. O rapaz conta o que a sua família faz para evitar o desperdício. “Como mudei de casa não comprei muita comida. Por exemplo, compro salmão e brócolos e como nesse dia”. A colega defende a ideia de distribuir alimentos pelos países que têm necessidades.

As turmas de 3º ano elaboraram cartazes e desenhos. No 3ºA cada aluno escolheu uma medida para combater o desperdício alimentar, representaram-na em cartazes e discutiram-nos com os colegas. Durante o ano, as crianças e a professora fazem compostagem, colocando num balde os restos orgânicos dos seus lanches.

Na sala de aula do 3ºB, além dos desenhos alusivos ao tema também se apresentaram ideias. Muitos alunos chegam à conclusão que uma das formas de combater o desperdício alimentar é com solidariedade. “Em minha casa comemos as sobras, mas quando há comida a mais damos aos vizinhos”, diz uma das alunas. Nas restantes turmas viram-se vídeos e os professores explicaram o tema e as suas implicações aos alunos.
As seguintes atividades que o Notícias de Campolide acompanhou foram três workshops integrados no Eco-Snacks. No Workshop Alimentação Saudável, realizado no dia 10 de outubro, dirigido por Poly Marinho e Lina Lopes, as crianças aprenderam sobre as propriedades e benefícios da abóbora e dióspiro, e assistiram à confeção de um batido e de um bolo com base nessas frutas. O Workshop Aniversários Saudáveis ocorreu no dia 12. Os alunos estiveram na companhia de Cristina David, que os ensinou a fazer um bolo de laranja vegan, lollypops de cacau e ice tea caseiro. A semana terminou com o Workshop Lanches Saudáveis, dado pelas nutricionistas da Vitaminos que realizaram um jogo temático e uma receita de um lanche saboroso e saudável.

RECEITA

PANQUECAS DE ABÓBORA

Ingredientes:

150g de puré de abóbora

2 ovos

120g de farinha de aveia integral

1 colher de chá de fermento em pó

50 g de açúcar mascavado

200ml de leite ou bebida vegetal

1/2 colheres de chá de canela

1 colher de chá de canela em pó

 

Preparação:

Misturar todos os ingredientes na liquidificadora até ficar uma massa homogénea; Colocar ao lume uma frigideira antiaderente e deixar aquecer bem, colocar uma porção da massa, quando começar a formar bolhas na massa, virar a panqueca e deixar por mais 30 segundos aproximadamente. Repetir o processo até a massa terminar. Pode ser servida com mel e canela, dióspiros frescos e o que mais quiser.

Reportagens

CAMPOLIDE À MESA – RESTAURANTE COZY

O nome fala por si. O restaurante Cozy é um espaço acolhedor, com uma atmosfera familiar, onde cada refeição é uma oportunidade para partilhar sabores e conversas. Um atendimento simpático, um serviço dedicado e sabores tradicionais completam os bons motivos para descobrir este local.

Ler Mais »
Reportagens

LOJA ONDE VOU – ORTO’ HBA

A Orto’hba é uma loja especializada em material ortopédico e geriátrico, um espaço onde a saúde e conforto são prioridade. Com uma equipa de profissionais dedicados e experientes, oferece uma ampla gama de produtos inovadores e serviços na área da Saúde.

Ler Mais »