Campolide,

Projectos

Espaços Verdes e Defesa do Meio Ambiente

Manutenção, Conservação e Reabilitação de Espaços Verdes

- Levantamento e caracterização dos espaços verdes

- Execução e manutenção de base de dados

- Execução da manutenção regular dos espaços verdes

- Reabilitação de espaços verdes

  - Em frente à junta

  - Bairro da Serafina

  - Rua Campus Júnior (a iniciar em Janeiro de 2015)

- Reabilitação parcial/ limpeza de espaços expectantes:

  - Encosta da Bela Flor

  - Escadinhas da Liberdade

  - Rua da Liberdade (traseiras)

  - Envolvente ao Clube Santana

- Reabilitação parcial: miradouro da bela flor

- Levantamento e reabilitação de sistemas de rega´

- Planeamento anual das acções de manutenção

- Resposta a processo (93 abertos e 81 fechados)

- Estão por resolver no presente: 12 processos

- Formação da equipa operacional

- Coordenação do Bip-Zip nº 071 - "A.L.M.A. do Bela Flor"

- Representante da JFC no Bip-Zip nº028 - "E.U. - Energia Única"

- Acompanhamento técnico dos PIc'S

- Abate de árvores e arbustos no acesso ao túnel de campolide

- Poda de Ciprestes na REFER

- Poda de Plátanos na Rua Marquês de Fronteira 

- Podas Diversas em árvores e arbustos da Freguesia

Desenvolvimento e Avaliação

Empreendedorismo

Gabinete de Empreendedorismo, nomeadamente atendimentos individuais e em grupo para desenvolver planos de negócio e competências empreendedoras em colaboração com o programa Escolhas, Campolide@decide. Em todas as sessões foram trabalhadas e desenvolvidas competências profissionais, de empregabilidade e de empreendedorismo consoante o potencial, necessidade e objectivo de cada um dos participantes, sendo um acompanhamento de proximidade e promovida a responsabilização dos participantes pelo seu próprio plano individual de acção. Pretendeu-se assim apoiar os participantes na descoberta de um caminho diferenciado que fosse de encontro às ambições profissionais dos mesmos. Neste sentido foram acompanhados 28 indivíduos em situação de desemprego que apresentaram ideias de projectos passíveis de serem implementados na freguesia. As competências que foram mais desenvolvidas relacionam-se com a capacidade de responder aos desafios e trabalhos propostos, a pro actividade e iniciativa e a capacidade de apresentação e defesa do projecto.

Gestão de Indicadores de Qualidade

Gabinete de Relações Públicas e Imagem

Divulgação das actividades do Departamento

Organização dos eventos do Departamento

Elaboração semanal da Agenda Cultural gratuita da Junta de Freguesia de Campolide

Serviço Social - Secção Processos Organização e actualização processual

- Celeiro – 112 processos

- FES – 56 processos (2014)

- PCAAC/FEAC – 149 Processos

- Balneário

- Cabazes de Natal – 1.763 processos (2011 a 2014)

- Habitação

Base de dados de apoios sociais

 

Serviço Social - Secção Apoio Social Fundo de Emergência Social

56 novos processos em 2014

24 Apoios concedidos (€8.731,93)

Apoio domiciliário de proximidade

11 idosos acompanhados

Loja Social

Porta a Porta

Atendimento, Acompanhamento e Encaminhamento Social à População

Serviço Social - Secção Apoio Alimentar

Celeiro Solidário – ZeroDesperdício

112 Agregados Familiares abrangidos / cerca de 150 indivíduos

Número de refeições distribuídas em 2014 (até 30/11/2014):

Refeições – 50.261 doses

Complementos – 131.941 unidades

Géneros – 7.245 Kg.

Refeições distribuídas desde 05/03/2012:

Refeições – 117.639 doses

Complementos – 262.100 unidades

Géneros – 12.440 Kg.

FEAC - Fundo Europeu de Apoio a Carenciados

2014 – 117 Indivíduos / 52 Agregados Familiares abrangidos

 Cabazes de Natal

- Desde 2011 – 2.025 Cabazes distribuídos

Infância

Intervir

O projecto “Intervir” foi implementado a quatro turmas de 1º ciclo e duas turmas do Jardim de Infância de Janeiro a Junho e duas turmas de Jardim de infância e duas turmas de 1º ciclo de Setembro a Dezembro da Escola Mestre Querubim Lapa, abrangendo cerca de 200 crianças. O principal objectivo do programa foca-se essencialmente em proporcionar às crianças sessões de promoção de competências no contexto escolar, sendo a intervenção em meio escolar um contexto fundamental para a aquisição das competências sociais e pessoais no qual se reúnem importantes situações de risco e simultaneamente de protecção, onde a relação de pares é privilegiada e a idade precoce permite uma abordagem realmente preventiva de comportamentos de risco. Com este projecto foi possível oferecer aos alunos um aumento das suas opções e oportunidades de expressar adequadamente as suas emoções para os tornar capazes de decidir, diminuir ou eliminar o seu desconforto em situações de relacionamento interpessoal.

Intervenção Precoce

Relativamente à Intervenção Precoce, no âmbito do SNIPI (Serviço Nacional de Intervenção Precoce) foram avaliadas e acompanhadas semanalmente seis crianças no seu contexto escolar no seguimento das respectivas referenciações, intervindo a nível das suas necessidades. 

Este programa consta na avaliação de todas as crianças que apresentam alterações nas funções ou estruturas do corpo que limitam o normal desenvolvimento e participação nas actividades típicas, tendo em conta os referenciais de desenvolvimento próprios, para a respectiva idade e contexto social, ou ainda aquelas que apresentam risco grave de desenvolvimento pela existência de condições biológicas, psico-afectivas ou ambientais, que implicam uma alta probabilidade de atraso relevante no desenvolvimento da criança e que apresentam cumulativamente 4 ou mais factores de risco biológico e/ou ambiental.

Vamos à Aventura (passou para o Departamento de Juventude)

O projecto Vamos à Aventura consiste na oferta de actividades de tempos livres nas férias de verão para crianças e jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 17 anos, o que representa um importante apoio às famílias no acompanhamento dos mesmos neste período não lectivo.

Em 2014 concretizou-se entre 30 de Junho e 29 de Agosto e teve como finalidade contribuir para o desenvolvimento psicossocial e motor das crianças e dos jovens e prevenir eventuais situações de risco, proporcionando a algumas das crianças e jovens da freguesia, a saída do seus bairros, o desfrutar da praia e do campo e a vivência de diversas experiências de carácter pedagógico, lúdico, desportivo e cultural, assim contribuindo para o combate à exclusão social. No decorrer das 9 semana contámos com a participação de 149 crianças/jovens no total de inscritos, 7 monitores.

Comissários na CPCJ

Apoio psicopedagógico na Escola Básica 1/JI Mestre Querubim Lapa

Este serviço de apoio surgiu de uma parceria entre o Gabinete de Intervenção Psicossocial do Agrupamento do qual faz parte a escola, e a entidade Junta de Freguesia de Campolide. O objectivo é dar resposta a determinadas necessidades desta população infantil, tais como, dificuldades de aprendizagem, problemas de comportamento e sócio-emocionais. Esta resposta parte de uma avaliação e consequente acompanhamento clínico de algumas crianças. Desde Abril de 2014 até à presente data foram acompanhadas cerca de 12 crianças, sendo que 10 delas continuam a ter acompanhamento. Para além desde acompanhamento clínico, o papel da psicologa na escola também se prende com o desenvolvimento de técnicas para lidar com situações de crise, ou seja, de conflito. Situações estas que acontecem com alguma regularidade.

População idosa

Universidade Sénior

A Universidade Sénior iniciou a 06 de outubro de 2014 e decorre auditório da Junta de Freguesia de Campolide e conta, até ao momentos, com 136  participantes. As unidades curriculares de que dispomos são as seguintes: Hidroginástica, Motricidade, Artes Decorativas, Inglês (nível I e II), Tai-Chi, Teatro, Estudos sobre a Europa, Pintura e História de Arte. (Informática iniciará em breve).

Verão Sénior

O Projecto Verão Sénior tem como objectivo promover o bem-estar e a qualidade de vida nos tempos livres e proporcionar momentos de convívio, lazer e confraternização em actividades balneares bem como  lúdicas e culturais. Em 2014 participaram 47 seniores e 3 monitores,  tendo sido realizado entre 28 de julho a 08 de Agosto.

Passeios - Roteiros Turísticos

Gabinete de Inserção Profissional

Inserção Profissional

No âmbito da parceria com Instituto de Emprego e Formação Profissional, em 2014 foram realizadas Sessões de informação sobre medidas de apoio ao emprego, qualificação profissional e de reconhecimento, validação e certificação de competências onde foram convocados 668 candidatos a emprego.No controlo de apresentação periódica dos beneficiários das prestações de desemprego foram realizadas 4149 (mês de Dezembro ainda não contabilizado). Participação nos Projectos GEPE e Rede Empregabilidade Formação Externa.

Campolide@Decide

- E5G Projecto Campolide@Decide - E5G 

 

 

O portal da JFC utiliza cookies de rastreamento anónimo para melhorar a navegação.